Violino

4 cordas

Do latim vitula, esse instrumento de origem italiana nasceu no fim do Século XVI.

Composto por quatro cordas sintéticas ou de metal, o violino aparece como o menor e mais agudo membro de sua família, foi inventado com base no milenar erhu e é geralmente executado com um arco, apesar de existirem outras técnicas.

Como afinar um violino?

Os instrumentos desafinados podem tanto desestimular alunos no início de suas aulas como atrapalhar músicos que já possuem alguma noção musical mas estão aprendendo a tocar violino.

Conhecendo a maioria das dificuldades de quem quer iniciar os estudos em música, elaboramos um passo a passo onde iremos ensinar a como afinar de um modo extremamente simples.

Afinação do violino

Reconhecida principalmente pelos timbres agudos, estridentes e brilhantes, sua afinação padrão possui a ordem das cordas sempre na posição ilustrada a seguir quando vistas de cima para baixo.

Tal sequência de notas passou a se tornar popular por ser capaz de auxiliar músicos profissionais e iniciantes quando o assunto é afinar violino.

  • G: Sol - 4ª corda
  • D: Ré - 3ª corda
  • A: Lá - 2ª corda
  • E: Mi - 1ª corda

Afinador de violino

Com o violino muito fora de tom, pode ocorrer de o microfone não realizar a captação da afinação certa na versão cromática. Nesse cenário, o mais adequado é afinar no modo diapasão, fazendo uso da funcionalidade ouvido.

Modo Microfone

No afinador cromático, se o instrumento é acústico, os sons são captados online na ferramenta por intermédio do microfone do PC.

Os instrumentos elétricos, por vez, têm de ser plugados ao computador através de um cabo de áudio comum e um adaptador "P10/P2".

Com ajuda da afinação, é necessário apenas tocar e olhar a agulha (ponteiro) no painel a indicar se deve-se diminuir ou aumentar a tensão da corda que está a ser afinanda, apertando ou afrouxando a tarracha.

Versão Ouvido

No afinador com o modo ouvido ativado, depois de ter selecionado o instrumento, o processo para regulá-lo pelo diapasão é feito por comparação.

Após clicar sobre os botões expostos em cima das notas, são emitidos os sons das cordas, permitindo ao usuário ouvir em alta qualidade.

Afinar o violino com esse método costuma ser uma excelente técnica já que o músico começa a educar o ouvido e, com o tempo, deixa de precisar usar os aparelhos e acessórios para isso.