Violão

6 cordas

Também conhecido por guitarra clássica, ele está entre os instrumentos mais tocados do mundo!

Geralmente composto por seis cordas que podem ser de nylon ou aço, o violão ainda conta com modelos diferentes dos mais comuns, como é o caso do violão 7 cordas ou mesmo do baixolão, com as características de um contrabaixo.

Como afinar um violão?

O fato de o instrumento estar desafinado pode muitas vezes desestimular tanto quem está nas primeiras aulas para aprender tocar violão como também os que já possuem as noções básicas.

Sabendo da dificuldade daqueles que estão iniciando o aprendizado musical, criamos uma espécie de tutorial onde ensinaremos passo a passo a como afinar de um jeito fácil e rápido.

Afinação do violão

Por ser um modelo de guitarra acústica que possui uma afinação padrão principal, quando vistas de cima para baixo, as suas cordas assumem a ordem ilustrada a seguir.

Esta sequência de notas é bastante popular uma vez que auxilia os músicos iniciantes e profissionais a afinar violão com precisão.

  • E: Mi - 6ª corda (“Mizão”)
  • A: Lá - 5ª corda
  • D: Ré - 4ª corda
  • G: Sol - 3ª corda
  • B: Si - 2ª corda
  • E: Mi - 1ª corda (“Mizinho”)

Afinador de violão

Quando o violão estiver muito fora do tom, pode ser que a captação do microfone na versão cromática não indique a afinação certa. Nesses casos, o ideal é começar a afinar pelo modo diapasão, utilizando as funções de ouvido.

Modo Microfone

Nessa versão da ferramenta online, se os instrumentos forem acústicos, o afinador cromático irá funcionar captando o som através do microfone do PC.

Já com instrumentos elétricos, basta plugá-los em seu computador por meio de um cabo de áudio comum e um adaptador "P10 para P2".

Conhecendo a afinação, basta tocar observando a agulha (ponteiro) que irá indicar se é preciso aumentar ou diminuir a tensão, ou seja: apertar ou afrouxar a tarrarracha referente à corda que está sendo afinada.

Versão Ouvido

Com o afinador no modo ouvido, após ter selecionado o instrumento, o usuário irá visualizar o aplicativo em sua versão de diapasão online.

Clicando nos botões acima de cada uma das notas, será possível ouvir o som da corda emitido em qualidade alta para que esta seja afinada por comparação.

Afinar o violão dessa forma pode ser uma técnica boa para o músico conseguir educar seu próprio ouvido e, com o passar do tempo, não precisar de aparelhos ou acessórios para essa tarefa.