Guitarra

6 cordas

Seja maciça ou semi-acústica, a guitarra elétrica sempre tem seu som amplificado eletronicamente.

Composta por seis cordas de aço na maioria dos modelos, a guitarra é classificada como sendo um cordofone onde as vibrações são transformadas em sinais elétricos, o que possibilita configurar distorção, reverberação, chorus e outros efeitos.

Como afinar uma guitarra?

Instrumentos desafinados podem acabar desestimulando alunos que estão nas primeiras aulas, aprendendo a tocar guitarra, ou mesmo os músicos que já têm as principais noções.

Pensando nas prováveis dificuldades daqueles que estão a iniciar o estudo musical, desenvolvemos um tipo de guia através do qual ensinaremos a como afinar de uma maneira bastante simples.

Afinação da guitarra

Tanto os modelos maciços como os semi-acústicos possuem uma afinação padrão mais utilizada. Sendo assim, as cordas de ambos assumem a mesma ordem quando vistas de cima para baixo.

A sequência de notas a seguir tornou-se popular por auxiliar não só os iniciantes como também os próprios profissionais a afinar guitarra.

  • E: Mi - 6ª corda (“Mizão”)
  • A: Lá - 5ª corda
  • D: Ré - 4ª corda
  • G: Sol - 3ª corda
  • B: Si - 2ª corda
  • E: Mi - 1ª corda (“Mizinho”)

Afinador de guitarra

Caso a guitarra esteja muito fora de tom, pode acontecer do microfone na versão cromática não captar a afinação certa. Nessa situação o ideal é começar a afinar pelo modo diapasão, utilizando a função de ouvido.

Modo Microfone

Nessa versão online da ferramenta, por se tratar de instrumentos elétricos, é normal que o som não seja captado no afinador cromático pelo microfone do PC.

Em casos assim, é aconselhável conectar a guitarra ao computador com o auxílio de um cabo comum de áudio, fazendo o uso de um adaptador "P10/P2".

Com a afinação em mente, basta tocar olhando o ponteiro (agulha) do painel que indica se é preciso apertar ou afrouxar a tarracha da corda que se está afinando, aumentando ou diminuindo a tensão dela.

Versão Ouvido

Já com o afinador no modo ouvido, após ter feito a seleção do instrumento desejado, torna-se possível regulá-lo com a ajuda do diapasão.

Ao clicar nos botões exibidos acima das notas, o som das cordas são emitidos para que se possa ouvir em alta qualidade, afinando pelo método comparativo.

Afinar a guitarra dessa maneira geralmente é uma boa técnica para que o músico consiga educar seu ouvido e não precisar mais de aparelhos ou mesmo acessórios para essa tarefa com o passar do tempo.