Cavaco

4 cordas

De origem portuguesa, o cavaquinho nasceu em Braga e originou outros diversos instrumentos.

Composto por quatro cordas metálicas, feitas de aço na maioria das vezes, o cavaco se popularizou em todo Brasil principalmente por ser utilizado na execução de choros e sambas, além de também estar presente entre outros estilos musicais.

Como afinar um cavaquinho?

Um instrumento desafinado desestimula quem quer aprender tocar cavaquinho e atrapalha mesmo aqueles que já sabem as noções mais básicas sobre música.

Tendo em vista as dificuldades mais comuns de quem está no início da aprendizagem musical, criamos um modelo com o intuito de ensinar passo por passo a como afinar de forma fácil e rápida.

Afinação do cavaquinho

Com afinações que variam de acordo com o local, tanto o instrumento como a sua variação cavaco-banjo possuem uma afinação padrão mais usada, de modo que as cordas assumam uma única ordem vistas de cima para baixo.

Esta sequência de notas vem se tornando cada vez mais popular para afinar cavaquinho, auxiliando tanto os músicos profisionais como os iniciantes.

  • D: Ré - 4ª corda (“Rézão”)
  • G: Sol - 3ª corda
  • B: Si - 2ª corda
  • D: Ré - 1ª corda (“Rézinho”)

Afinador de cavaquinho

Se o cavaquinho estiver muito fora do tom, pode ser que o microfone não faça a captação da afinação certa pela versão cromática. Em casos como esse o melhor é começar a afinar com o diapasão, usando a função de ouvido.

Modo Microfone

Com instrumentos acústicos, essa versão do afinador cromático funciona captando o som para a ferramenta online através do microfone ligado ao PC.

Já no caso de instrumentos elétricos, é necessário plugar os mesmos no computador por meio de um adaptador "P2 para P10" e um cabo comum de áudio.

Sabendo a afinação, o usuário deve tocar e observar o ponteiro (agulha) indicando a necessidade de afrouxar ou apertar a tarracha, diminuindo ou aumentando a tensão da corda a ser afinada.

Versão Ouvido

Após ter selecionado o instrumento escolhido no modo ouvido, basta fazer os ajustes com as funções de diapasão do afinador.

Para ouvir o som das corda em alta definição e afinar pelo método comparativo é preciso apenas clicar sobre os botões dispostos acima das notas.

Afinar o cavaquinho desse jeito acaba sendo uma boa técnica para educar o ouvido do músico e, à medida que o tempo passa, conseguir realizar essa tarefa sem precisar de qualquer aparelho ou acessório.